Os pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos estão dando o último impulso em suas campanhas no Estado de Iowa.

Do lado democrata, as últimas pesquisas indicam que três candidatos têm chance – a ex-primeira-dama Hillary Clinton, o senador Barack Obama e o ex-senador John Edwards.

Entre os republicanos,  o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee em primeiro e em segundo lugar, vem o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

Iowa definirá os candidatos por meios de cáucus, que são assembléias realizadas simultaneamente em 1.784 locais em todo o Estado, nas quais os eleitores declaram a quem apóiam.

…E o que o Chuck Norris tem haver com isso?

O conhecido ator de artes marciais Chuck Norris está apoiando a candidatura de um político que já foi pastor batista.

O presidenciável republicano Mike Huckabee é ex-governador de Arkansas e apresenta propostas como: redução de impostos, valores familiares e o suposto dom de fazer uma campanha limpa, que não promove ataques a adversários, princípios compartilhados por Norris.

Huckabee recorre em seus discursos a um tom messiânico, parecendo ter saído dos Evangelhos. E afirma que seus correligionários devem ir às urnas munidos de espírito cristão.

Iniciou a campanha como um dos menos populares e conseguiu atingir até 32% da intenção de votos nas ultimas pesquisas junto aos eleitores de Iowa. A imprensa tem atribuído a mudança de sorte de Mike ao seu excelente desempenho nos vários debates presidenciais que estão sendo exibido pelas emissoras americanas, onde o ex-pastor se mostrou articulado, com presença de espírito e sempre falando sem rodeios de suas crenças religiosas.

Detalhe: Huckabee é criacionista, ou seja, ele rejeita a teoria da evolução proposta por Charles Darwin e acredita em uma interpretação literal da Bíblia.

A religião também o coloca em vantagem em relação ao outro candidato, Mitt Romney, que é mórmon, pois em recente pesquisa do Instituto Pew, verifica-se que 25% dos americanos dizem não ter a intenção de eleger um mórmon.

O distinto candidato possui é baixista em uma banda de rock and roll e já afirmou durante entrevistas: ”Muita gente me pergunta: ‘Mas, Mike, vem cá, e se você chegar à Presidência, o que vai ser da sua banda?’ Eu respondi: ‘Cara, nós vamos continuar ensaiando, mas na Casa Branca'”.

O garoto propaganda e intérprete de Walker, em Texas Ranger, brincou: ”Quando me perguntam quem é mais durão, se sou eu ou Mike Huckabee, eu digo que ele é muito mais. Eu nunca conseguiria fazer o que ele fez só hoje, uns 20 discursos e oito entrevistas”.

(fonte de informação site: http://www.bbc.co.uk/portuguese/)